Minha jornada fazendo trabalho voluntário nas Filipinas.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Horta em Pansol

Hoje eu estreei a minha lente nova (55 - 300mm) e tirei algumas fotos que vocês tanto pediram!










A casa amaldiçoada

Hoje eu cheguei em casa e me rebelei. Liberei o coronel dentro de mim e botei todo mundo pra limpar a casa. Não dava mais... A sala estava cheia de farelo de pão, amendoins, restos de salgadinho, copos com restos de bebida, garrafas vazias... A área de serviço tinha tanto lixo que tava cheia de moscas, baratas e tinha até chorume... O banheiro dos guris era o mais nojento de todos!!!

Essa é a nossa sala!

 A casa tem dois andares. No de baixo tem a sala, a cozinha, o quarto dos meninos, o banheiro dos meninos e a área de serviço (que é a janela atrás da mesa). No andar de cima tem mais três quartos e outro banheiro.

A cozinha com várias comidas abertas e vencidas por todos os lados...

Esse é o quarto dos meninos.

Essa é a área de serviço, depois de eu encher 3 sacolas de lixo de 60L com as sacolinhas que tava jogadas aí. Aquelas manchas laranjas no chão são o chorume nojento.

Comida dos indianos aberta juntando barata...

Essa é a varandinha na frente da casa. Tiramos ao todo 7 sacolas de lixo...

Sala depois da limpeza!

A mesa limpinha agora! Antes se caísse algo em cima da mesa, nem a regra dos três segundos salvava.
Reparem no spray de 1L que eu comprei! Custou 2 dólares. Vou borrificar ele todo dia 3 vezes ao dia pra ver se a casa adquire um cheiro um pouco melhor!

 A área de serviço depois de tirar todo o lixo, jogar Germs Killer e esfregar bastante!

Esse é o meu quarto! Eu divido ele com a vietnamita Tram (aquele braço ali no canto é dela) e com a Jacqueline de Hong Kong.


Esse é o meu armário!

Visto do outro lado o maravilhoso ar condicionado e a janela sem cortina. As meninas preferem deixar as coisas na mala não sei por que...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Último dia em Palawan

Segunda-feira às 5h30 da manhã meu despertador tocou. Eu estava quase torcendo que o passeio tivesse sido cancelado para poder seguir dormindo, mas 20min depois a van chegou. Chegamos em Sabang, o vilarejo mais próximo do Underground River National Park, por volta das 7h30. O tempo não estava nenhum pouco bom, me fazendo levar a crer que no fim de semana o parque estava fechado porque era Natal e ninguém queria trabalhar... Depois de uma hora esperando, o motorista/guia disse que tinha conseguido comprar a autorização para entrar no parque às 11h30. Precisávamos esperando então mais umas 2h30 para poder pegar o barco em direção ao parque. Esse barco leva até a entrada do parque onde se deve descer e caminhar por uns 15min até pegar outro barco menor para entrar de fato no rio subterrâneo. Porém, quando eram quase 11h o motorista veio dizer que não poderíamos mais entrar no parque. Nesse momento, ele desistiu de falar inglês e começou a falar em tagalo com a parte do grupo que entendia. Eu não estava entendo nada... Primeiro disseram que não tínhamos conseguido barco, depois disseram que o parque tinha fechado por condições meteorológicas. Como eu não estava entendo nada, eu resolvi ir até o píer e perguntar. Chegando lá eu falei com a funcionária responsável e ela disse que a fila estava muito grande, porque apenas 10 barcos estavam operando e cada um só pode levar 5 pessoas. Porém, se tínhamos autorização para entrar às 11h30 iríamos entrar e pediu para eu ver a minha autorização. Só que a autorização estava com o motorista. Quando eu voltei, todo o grupo estava esperando por mim dentro da van porque estávamos indo para um restaurante almoçar e voltar para Puerto Princesa. Eu disse ao motorista o que a funcionária disse e pedi para ver a autorização. O motorista só dizia "no choice mam, no choice" e disse que a autorização estava "com o outro cara" no restaurante. Quando chegamos no restaurante, "o outro cara" disse que a autorização estava no escritório do parque. Nesse momento tive certeza de que estávamos sendo enrolados. Saí do restaurante e liguei para a agência de turismo para pedir explicações, mas eles não sabiam de nada (ou fingiam que não me entendiam). Nisso um grupo de canadenses me ouviu falando no telefone e vieram falar comigo. Eles disseram que só conseguiu comprar autorização quem foi lá dois dias atrás porque como o parque ficou dois dias fechado, juntou muita gente pra ir e então não tinham mais barcos suficientes para comportar todo mundo e o parque tem um limite de visitantes por dia. Então o motorista nos enganou dizendo que tinha conseguido a autorização. O pior de tudo é que eles disseram que tinha outra forma de ir pra lá em uma trilha de 5,7km, a trilha do macaco (monkey trail). O problema é que já era meio dia e o meu vôo era às 17h então eu não tinha mais tempo para ir pela trilha... Voltei para o hotel muito irritada e quando cheguei lá o motorista queria me cobrar pelo passeio. Eu tive um ataque histério, xinguei tanto eles que no fim só me cobraram o preço da gasolina (uns 20 reais) e o hotel disse que nunca mais recomendaria essa agência... No fim das contas perdi meu último dia e ainda perdi a oportunidade de conhecer outro lugar.

Logo que chegamos em Sabang o tempo tava bem fechado...

Monkey trail - a trilha que eu deveria ter feito 

Um dos barcos que leva até a entrada do parque

Píer

Na volta paramos em um mirante na St Paul's Bay

domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal em Palawan

Para comemorar o Natal, vim para a ilha de Palawan.

A principal cidade da ilha é Puerto Princesa, onde eu estou. A cidade tem mais de 200mil habitantes, mas parece muito menor que Uruguaiana... O maior prédio tem 4 andares e o principal meio de transporte é o triciclo. A cidade fica toda concentrada entre o porto e o aeroporto, que são ligados pela principal avenida a Rizal Avenue. O hotel que eu estou é bem simples. Tem uns 10 quartos no máximo, mas tem piscina!

A única coisa que sobrou depois da II Guerra Mundial foi esse portão... 

Pequena favela ao lado do porto

Ontem logo que cheguei consegui um tour para a Honda Bay, que é uma baía cheia de ilhas paradisíacas. Nós visitamos duas ilhas e eu fiquei o tempo todo fazendo snorkel. Teve gente que achou a água fria, mas tava mais quente que o banho frio que eu tomo todo dia... O tempo não tava colaborando muito, tava meio nublado e depois do almoço teve a tradicional chuva. Mesmo assim eu achei maravilhoso estar em um lugar sem poluição e sem aquele calor infernal.







De noite eu conheci uma dinamarquesa, um americano e uma espanhola e fomos jantar no melhor restaurante daqui, o Kalui. É um restaurante em estilo de Bali. A ceia não foi nem um pouco natalina e felizmente eles tinham um prato vegetariano!!! O restaurante era super tranquilo e foi certamente a melhor refeição que eu fiz nas Filipinas. Depois disso eu voltei pro hotel e tava tendo uma janta no hotel. Fui conversar com algumas pessoas e descobri que alguns deles trabalham com efeitos especiais de filmes! Eles estão nas Filipinas para gravar The Bourne Legacy (a sequência da Indentidade Bourne). Eles vão filmar em favelas em Manila e aqui  em Palawan eles estão procurando praias para filmar também!
As fotos do restaurante são meio ruins porque eu tirei do celular!


No meu prato tinha essa alga meio estranha... Não sei se gostei ou não!

Hoje o dia foi meio saco porque eu tinha reservado um passeio para visitar o Underground River, uma das novas sete maravilhas da natureza (http://www.new7wonders.com/). Só que como o tempo tava ruim, com muito vento, eles cancelaram! Eu só fiquei sabendo disso depois que eu acordei às 7 da manhã... Eu tomei café e fui para o centro tentar arranjar um outro passeio. O problema é que os Filipinos levam muito a sério o Natal e tava tudo fechado. Eu consegui ir a duas agências, mas parecia que eles não tava muito a fim de ganhar dinheiro porque todos os passeios que eu queria eles tinham uma desculpa "tá muito tarde pra sair", "esse passeio precisa de pelo menos 10 pessoas", "esse não é estação"... A única coisa que eu consegui foi um City Tour com uma visita a um centro de rehabilitação de crocodilos.

O passeio foi legalzinho porque eu conheci todo um lado da cidade que não sabia da existência, mas fiquei com uma pena dos crocodilos... Eles eram muitos e o espaço não muito grande. Eles tavam dormindo porque têm hábito noturno e as pessoas ficam gritando e jogando moedas pra tentar acordar eles...



Amanhã eu vou tentar ir no Underground River espero que esteja aberto!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Hong Kong

No fim de semana passado eu fui para Hong Kong com a Lica e o Enrique. Depois de alguns dias nas Filipinas, achei Hong Kong tão limpa e organizada...

 Os prédios são todos enormes e modernosos. Eles também têm umas passarelas pra atravessar a rua que na verdade atravessam vários quarteirões e são shoppingrelas...

Vista de cima do "Peak" - pegamos um funicular para chegar lá 



 Paraíso dos eletrônicos - quase enlouqueci!!!

 Symphony of Lights



Loja da Apple 

 Telhado verde e energia eólica!



 Tian Tan Buddha - o maior Buda do mundo... sentado... ao ar livre... de bronze