Minha jornada fazendo trabalho voluntário nas Filipinas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Banaue

Fim de semana passado eu, Tram, Kevin, Tony e Jacqueline fomos para o norte da ilha Luzon (a mesma de Manila). Na quinta-feira às 23h nós entramos no ônibus rumo a Banaue. A viagem foi bastante chacoalhante mas consegui dormir consideravelmente. Na sexta às 8h da manhã chegamos em Banaue. Essa cidade é a principal entrada para visitar os terraços de arroz. Depois de conversar com algumas pessoas, conseguimos alugar um Jeepney e chamamos mais alguns turistas pra se juntar a nós. Nosso destino era Hapao. Um dos vilarejos reconhecidos pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Na ida para Hapao nós fomos sentados no teto do Jeepney. A viagem de 1h30 foi muito divertida e dolorida!

 Vista dos terraços de Hapao

Eles tem um "cable-car" para transportar as sacas de arroz, mas por 150 pesos eles nos deixaram andar. Primeiro foram as meninas...

 Depois os meninos!

Também caminhamos pelos terraços!

Protetores do arroz


Nosso grupo junto com um casal de australianos, uma finlandesa e um chinês.

Essa é a vista do miradouro de Banaue

Enquanto a gente estava no miradouro, algumas crianças estavam escalando os terraços na volta da escola.

Velhinhos com roupas típicas da província de Ifugao
Se vocês repararem na boca deles, vão ver que ela é manchada com uma coisa vermelha. Isso é a moma, que é tipo uma fruta seca que eles ficam mastigando. Essa fruta dá uma sensação de calor e causa dependência. Em todos os restaurantes tem um sinal de "proibido cuspir moma" porque por tudo eles ficam cuspindo uma baba vermelha...
 No dia seguinte chegaram mais 7 pessoas da AIESEC e nós fomos para Banaue. Esse é o vilarejo que tem os terraços mais famosos. Para chegar lá nós alugamos um outro Jeepney, mas dessa vez eu fui no conforto do interior. O Jeepney só vai até um certo ponto, depois disso é uma caminhada de 1h30 até chegar ao hotel.

Nosso hotel com vista para os terraços

 Esse terraços são impressionantes porque têm um formato de anfiteatro.
Depois de descansar um pouco, fizemos uma trilha para ver uma cachoeira. Nós fomos de uma ponta a outra dos terraços. Essa caminhada levou uma hora mais ou menos é foi simplesmente magnífico!

Quando chegamos na outra ponta, nós subimos uma escadaria para ver a vista e depois descemos tudo até umas casinhas que ficam na base do lado oposto do hotel.

Lá é onde começa a trilha pra cachoeira. Essa trilha foi MUITO difícil porque ela é toda uma escadaria, mas alguns degraus tem quase meio metro...

Mas um banho nessa cachoeira gélida valeu todo o esforço.

No dia seguinte fizemos a trilha de volta para pegar o Jeepney. Dessa vez subindo e com dor nas pernas e na bunda... Definitivamente não foi fácil... Chegamos em Banaue por volta das 15h e nosso ônibus era às 19h, mas a gente tava tão cansado que ficamos num restaurante esperando. Quando eu entrei no ônibus e comecei a dormir profundamente. Acordei uma 3h depois com uns barulhos estranhos, como se o ônibus tivesse atolado. Quando eu percebi, tinha só umas 5 pessoas dentro dele e uma fumaceira por todos os lados. O ônibus tinha estragado. Ficamos esperando duas horas no meio do nada até chegar outro ônibus para nos levar de volta a Manila. Chegamos em Manila por volta das 7h da manhã. Tomei um banho e fui direto pra Embaixada da China fazer o meu visto. Dessa vez deu tudo certo e amanhã vou lá buscar meu passaporte!

Um comentário:

Lica disse...

Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Lá é tão legal!

Fiquei com invejinha boa =)