- Filipinos comem frango frito com arroz no café da manhã, frango frito com arroz no almoço e frango frito com arroz na janta.
- Todas as comidas são meio adocicadas... Na padaria aqui de perto não tem nada salgado. Até os pães com queijo são meio doces.
- Nas Filipinas o fast food favorito é o Jollibees e não o McDonalds, justamente porque o Jollibees tem a comida mais doce...
- Eles comem muito muito muito fast food. Na avenida Katipunan, aqui perto de casa, então uns 50 restaurantes das mais diferentes cadeias, como McDonalds, Burger King, Pizza Hut, Starbucks, Jollibees, Shakeys, Fridays...
As Filipinas têm suas próprias regras de trânsito como:
- Tem a preferência o transporte que se atravessar na frente primeiro. Se tu está na pista e um carro se atravessa na tua frente, a preferência é dele, então tu deixa ele passar.
- Antes de fazer qualquer tipo de manobra ou antes que qualquer um faça qualquer tipo de manobra, buzine.
- Capacete e cinto de segurança são superestimados.
- A capacidade máxima de qualquer tipo de transporte, seja moto, triciclo, carro ou jeepney é quantas pessoas couber.
- Aqui ao invés de se utilizar as duas mão no volante, se utiliza uma no volante e outra na buzina. Não é preciso nem trocar de marcha, visto que a velocidade é sempre constante e em torno de 40km/h.
Sobre os preços:
- Um almoço simples custa até 5 reais com bebida. Na janta do Natal, que eu fui num dos restaurantes mais chiques, eu gastei 20 reais (com vinho).
- Uma corrida de táxi custa entre 3 e 8 reais para distâncias "normais". Para ir ao aeroporto, que é do outro lado da cidade, custa uns 12.
- Jeepney custa uns 20 centavos e triciclo uns 70 centavos, dependendo da distância.
- O hotel que eu fiquei em Palawan custou 12 reais por noite, sem café da manhã.
- Comprei 4 vestidos numa loja de uma marca filipina e cada um custou 40 reais.
Outros comentários aleatórios:
- Filipinos são super curiosos e taxistas não menos. Por isso, eles me perguntam sobre toda a minha vida... De onde eu venho, porque eu estou nas Filipinas, o que eu estou achando e tal... O problema é às vezes eles começam a fazer perguntas meio assustadoras, como: se eu sou casada, se meu namorado é filipino (não existe a opção solteira e por via das dúvidas eu digo que tenho um namorado...). Eles também querem conhecer a moeda brasileira. A primeira vez que um brasileiro me pediu para ver um real eu achei que ele ia me roubar, mas agora eu já sei que é curiosidade mesmo...
- Taxistas e triciclistas (motoristas de triciclo) sempre, sempre, sempre tentam tirar uma gordurinha. No início, paguei várias vezes a mais por não saber quanto seria.... Mesmo que o táxi tenha taxímetro, eles tentam cobrar a mais... E o triciclo nunca tem um preço fixo, sempre é negociável... Às vezes eles pedem pra tu dizer quanto quer pagar. Se eu estou sozinha de noite já ofereço um pouco a mais pra garantir que ele não vá me pedir muito a mais...
- A cidade tem um cheiro estranho. Além do cheiro de esgoto que tem nas ruas, as casas principalmente têm um cheiro esquisito. Eu não consigo identificar, mas eu acho que é um tempero porque é um cheiro meio doce.
- Em Manila deve ter uns 50 shoppings... Em cada estação do metrô tem um. Os shoppings são pequenos paraísos sem cheiros (exceto na praça de alimentação), sem buzinas, sem poluição do ar e, sobretudo, com ar condicionado.
3 comentários:
eu ri das regras de transito!
cic
O que são aqueles ônibus-carro bizarro?
Assino em baixo dessas considerações.
Postar um comentário